EDITAL ESLIPA 2018


REGULAMENTO
PROCESSO SELETIVO DA ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS 2018

O Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço – ESLIPA e o GRUPO OFF-SINA tornam público o presente Regulamento do Processo Seletivo da ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 e suas eventuais modificações no que lhe for aplicável.

Ressaltamos que, a realização das atividades em 2018 está atrelada à liberação das Emendas Parlamentares Esfera Federal Emenda nº 1775008 e Esfera Municipal Emenda nº 4489/18.

1. DO OBJETO
1.1. Promover, mediante seleção, a concessão de 21 (vinte e uma) bolsas gratuitas de estudo a artistas/palhaços e palhaças na ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no horário de 09 às 22 horas, em datas a serem confirmadas posteriormente.


2. DA PROPOSTA
2.1. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS é a primeira escola brasileira de palhaços e a única gratuita que busca atender artistas da América Latina, numa iniciativa pedagógica no âmbito das artes circenses, mais precisamente da palhaçaria. A ESLIPA aplica uma metodologia de ensino desenvolvida pelo Grupo Off-Sina, num processo que envolve a aquisição de múltiplos saberes artísticos e culturais, a inserção desse artista na sociedade e o reconhecimento da arte e do ofício do palhaço brasileiro.

A metodologia da ESLIPA parte da relação entre dois pilares: o encontro com 09 Mestres Palhaços, sendo, um mestre por módulo e 15 linguagens complementares e integradas, criando um sistema que envolve a multiplicidade na formação, através da práxis e da experiência. É a práxis que vai fundamentar a construção do saber, rompendo as dicotomias entre pensar e fazer. Desta forma, conceitos abstratos são conectados com a realidade vivida. Assim, a metodologia de ensino parte da experiência de cada um com o coletivo e da experiência-ação do coletivo com cada um.

2.3. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 traz uma metodologia fundamentada na construção colaborativa e na organização das forças de trabalho nos aspectos criativo e produtivo.

2.4. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 é um espaço voltado para a formação, qualificação e aperfeiçoamento especificamente na linguagem do palhaço, por isso não desenvolvemos metodologia para estudo do bufão. 


2.5. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 será desenvolvida em 09 módulos, sendo 01 módulo por mês, com duração de 01 semana, através de oficinas de palhaço, corpo afetivo, voz, percussão, acordeom, magia cômica, mímica, quedas e cascatas, história do circo, palavra em verso, maquiagem, figurino, manipulação de objeto, teatro, produção artística e gestão cultural.

3. DO PRAZO DE VIGÊNCIA

3.1. Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação e terá validade até o término das atividades em 2018.


4. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO
4.1. Estão habilitados a participar do processo seletivo da ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 artistas/palhaços e palhaças iniciantes e profissionais, brasileiros e estrangeiros, com idade mínima de 18 (dezoito) anos, de ambos os sexos, com situação regulamentada no Brasil.
5. DO VALOR DA BOLSA

5.1. A ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 concederá 21 (vinte e uma) bolsas de estudos gratuitas, distribuídas por todas as regiões do Brasil e Exterior.  
  
5.2. As bolsas serão concedidas por módulo, de acordo com o rendimento do bolsista.

6. DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de dezembro de 2017 a 21 de janeiro de 2018.

6.2. Somente serão aceitas inscrições de candidatos enviadas por e-mail para o seguinte endereço eletrônico: eslipa2018@gmail.com sendo desconsideradas as inscrições enviadas para outro endereço eletrônico e após a data de encerramento.

6.3. As inscrições deverão ser encaminhadas com a seguinte identificação:

ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018
Nome completo do candidato
País, Estado e Cidade de origem

6.4 Os documentos necessários para inscrição no processo seletivo são os seguintes:
·       Formulário de Inscrição - devidamente preenchido e assinado;
·       Carta de Intenção;
·       Currículo;
·       Entrevista - por escrito;
·      Plano Estratégico - detalhamento da logística de hospedagem, alimentação e transporte dos artistas com moradia fora da cidade do Rio de Janeiro, no período da ESLIPA ;
·       Projeto de Contra Partida.
OBS.: O projeto de contra partida é uma ferramenta pedagógica que consiste numa proposta a ser realizada pelo(a) aluno(a) entre um módulo e outro da ESLIPA. Pode ser um projeto de apresentação, oficina, montagem de cena/espetáculo, ação em hospitais, asilos, escolas públicas, comunidades, palestras e/ou encontros.

6.5. Não serão validadas inscrições com formulários preenchidos de maneira incompleta, ilegível e/ou que forem enviados após o dia 21 de janeiro de 2018.

6.6  Todas as inscrições efetuadas corretamente serão homologadas e publicadas no
blog do GRUPO OFF-SINA (www.offsina.blogspot.com.br).

7. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

7.1. Os candidatos inscritos serão avaliados pela Comissão de Seleção em 03 (três) etapas:

1)    Habilitação dos candidatos.
·       Triagem, de caráter eliminatório, com o objetivo de verificar se o candidato cumpre as exigências previstas para inscrição neste regulamento;

2)    Avaliação.
·       Análise e avaliação da Carta de Interesse, Currículo, Entrevista, Plano Estratégico e Projeto Contra Partida.

3)    Seleção dos candidatos.
·       Participação no Módulo 1 sob a orientação do Grupo Off-Sina.


7.2. O(a) candidato(a) que, por qualquer razão, não comparecer ao Módulo 1, será automaticamente desclassificado(a) do processo seletivo.


8. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

8.1. A ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS 2018 obedecerá o seguinte cronograma:


ETAPAS
DATAS

1a etapa – Período das Inscrições

10/12/2017 à 21/01/2018
Divulgação da Lista de Inscrições Homologadas
30/01/2018
2a etapa - Análise e avaliação da carta de interesse, currículo, entrevista e projeto.

01/02/2018 à 28/02/2018
Divulgação da Lista de Candidatos aprovados na 2a etapa
03/03/2018
3a etapa – Realização de Avaliação Presencial (Módulo I), na cidade do Rio de Janeiro.
* Esta etapa será agendada a partir da liberação dos recursos das Emendas Parlamentares.

9. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO:
9.1. Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por 6 (seis) artistas formados na ESLIPA e 2 (dois) membros do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço - ESLIPA.

10. DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS:
10.1. As relações dos (as) candidatos(as) aprovados(as) nas primeira, segunda e terceira fases serão divulgadas no endereço eletrônico www.offsina.blogspot.com.br conforme cronograma do processo seletivo, constando o nome completo, estado e cidade de origem, em ordem de classificação.

11. DA MATRÍCULA:
11.1. Os candidatos selecionados para ingressar na ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 deverão aguardar a liberação de recursos de uma ou mais Emendas Parlamentares, para efetuar a matrícula e garantir a vaga. A matrícula será realizada através do seguinte e-mail: eslipa2018@gmail.com 

11.2. Ocorrendo desistência ou impossibilidade de efetuar a matrícula por parte do selecionado no prazo estipulado, o mesmo será automaticamente desclassificado e sua vaga será destinada a outro candidato, observada a ordem de classificação dos suplentes.

12. DAS OBRIGAÇÕES:
12.1. O bolsista da ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018 deverá ter rendimento igual ou superior a 90 % (noventa por cento) de aproveitamento durante os módulos.

12.2. O bolsista deverá encaminhar um relatório mensal ao Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço - ESLIPA, até no máximo, 07 (sete) dias após o término de cada módulo.

12.3. O bolsista deverá participar de todas as atividades complementares realizadas durante os módulos, bem como, quaisquer outras atividades propostas pela Coordenação Pedagógica, ressalvando alguns casos específicos de impossibilidade de comparecimento, no qual, o candidato deverá comunicar a Coordenação Pedagógica por escrito, a sua ausência com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

12.5. O bolsista deverá realizar o projeto de contra-partida entre um módulo e outro e registrar através de fotografia e filmagem, inserindo as informações detalhadas no relatório mensal.

12.6. O bolsista que não cumprir com as obrigações estabelecidas neste regulamento (frequência, pontualidade, dedicação artística, comunicação, entrega de um relatório por módulo e realização do projeto) será desligado do referido curso e terá sua bolsa concedida a outro candidato, observada a ordem de classificação dos suplentes.

12.7. As despesas de hospedagem, alimentação e transporte ocorrerão por conta do próprio candidato.

12.8. As atividades da ESLIPA 2018 terão inicio a partir da liberação dos recursos oriundos das Emendas Parlamentares.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
13.1. Será constituída uma Comissão Interna para acompanhamento dos bolsistas na ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2018, formada por ex-alunos da ESLIPA.

13.2. O curso terá início a partir da liberação dos recursos, via Emendas Parlamentares.

13.3. Os bolsistas autorizam, desde já, ao Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço o direito de utilizar sua imagem e voz em ações de difusão, sem qualquer ônus.

13.4. O ato da inscrição implica plena aceitação dos termos constantes do presente regulamento.

13.5. Os casos omissos relativos as disposições deste regulamento serão decididos pelo Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço.

13.6. O presente regulamento ficará à disposição dos interessados no endereço eletrônico www.offsina.blogspot.com.br e no Facebook do GRUPO OFF-SINA.

Quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais deverão ser obtidos através do seguinte endereço eletrônico: eslipa2018@gmail.com

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2017.

Richard Riguetti e Lilian Moraes
Coordenadores Pedagógicos
ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS




ESLIPA 2018
Formulário de Inscrição

NOME COMPLETO :


FILIAÇÃO
Nome da Mãe:

Nome do Pai:

Data de Nascimento (dia/mês/ano):

Naturalidade (cidade/UF):

Nacionalidade:

Número da Identidade

Órgão Expedidor

Data de EXPEDIÇÃO

Número do CPF



ENDEREÇO
Rua

NÚMERO

UF

COMPLEMENTO

BAIRRO

CEP

CIDADE

TELEFONE FIXO C/ DDD

TELEFONE CELULAR C/DDD

EMAIL


GRAU DE
ESCOLARIDADE
(   ) FUNDAMENTAL COMPLETO
(   ) MÉDIO INCOMPLETO
(   ) MÉDIO COMPLETO
(   ) SUPERIOR INCOMPLETO
(   ) SUPERIOR COMPLETO

PROFISSÃO

OCUPAÇÃO

VOCÊ PARTICIPA DE ALGUM COLETIVO? QUAL?


POSSUI ALGUMA HABILIDADE CIRCENSE?
QUAL?


TOCA ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL? QUAL?
VOCÊ JÁ CONHECIA O GRUPO OFF-SINA?

COMO TOMOU CONHECIMENTO DA ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS?
(   ) pela internet       (   ) por indicação de um amigo       (   ) pela imprensa        (   ) outra forma      Qual?





Comentários

  1. Oi eu não to conseguindo fazer o download da tabela nem copiar ela pro word. Estou respondendo as perguntas fora das caixas

    ResponderExcluir
  2. Não era para ter saído a lista de homologação no dia 30/01 ? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Prezados
    Como faço pra ter uma apresentação dos palhaços do projeto no dia das crianças - 18/10 - 10h00/10h30 , atendidas pelo Saude Crianca Ilha , Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA - ESLIPA 2018

Edital ESLIPA 2017 - português