Regulamento e ficha de inscrição Eslipa 2016 (PORTUGUÊS)

REGULAMENTO

PROCESSO SELETIVO DA ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016
Turma de Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento

O GRUPO OFF-SINA torna público o presente Regulamento do Processo Seletivo da ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016, Turma de Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento em conformidade com o disposto no projeto “Palhaço na Praça” contemplado pelo Edital Viva à Cultura! Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio – Viva Arte! da Secretaria Municipal de Cultura e suas eventuais modificações no que lhe for aplicável.

1. DO OBJETO
1.1. Promover, mediante seleção, a concessão de 21 (vinte e uma) bolsas de estudos a artistas/palhaços e palhaças na ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016, a ser realizada na Escola Nacional de Circo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante 09 (nove) meses consecutivos, no período de 22 de fevereiro a 23 de outubro de 2016, nos horários de manhã, tarde e noite, nas seguintes datas:

Módulo 1 – 22 a 28 de fevereiro

Módulo 2 –  14 a 20 de março

Módulo 3 – 18 a 24 de abril

Módulo 4 – 23 a 29 de maio

Módulo 5 – 20 a 26 de junho

Módulo 6 – 18 a 24 de julho

Módulo 7 –  22 a 28 agosto

Módulo 8 – 12 a 18 setembro

Módulo 9 – 17 a 23 outubro

1.2. As datas acima mencionadas podem sofrer alterações no decorrer do projeto.  


2. DA PROPOSTA

2.1. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS é uma iniciativa pedagógica no âmbito das artes circenses, mais precisamente da palhaçaria, um espaço de formação, aperfeiçoamento e qualificação que se propõe a desenvolver uma metodologia de ensino específica, desenvolvida pelo Grupo Off-Sina, num processo complexo que envolve a aquisição de múltiplos saberes artísticos e culturais, a inserção desse artista  na sociedade e o reconhecimento da arte e do ofício do palhaço brasileiro como potência.

O ensino da palhaçaria na ESLIPA parte da relação entre dois pilares iniciais: o encontro com os Mestres Palhaços, um por módulo e com 15 linguagens complementares e integradas, criando um sistema que envolve a multiplicidade na formação, através da práxis e da experiência. É a práxis que vai fundamentar a construção do saber, rompendo as dicotomias entre pensar e fazer. Desta forma, conceitos abstratos são conectados com a realidade vivida. Assim, a metodologia de ensino parte da experiência de cada um com o coletivo e da experiência-ação do coletivo com cada um.

2.3. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 traz uma metodologia fundamentada na construção colaborativa e na organização das forças de trabalho nos aspectos criativos e produtivos, a partir da Dramaturgia do Palhaço Brasileiro.

2.4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ESLIPA.
2.4.1. CRIAÇÃO: oficinas de palhaço, corpo afetivo, voz, percussão, acordeon, magia cômica, mímica, quedas e cascatas, história do circo, palavra em verso, maquiagem, figurino, manipulação de objeto, teatro, produção artística e dramaturgia.
2.4.2. PRODUÇÃO: montagem e desmontagem de luz, cenário, som; operação de som e luz; contra regragem; filipetagem; organização de faixa e banner; carregar e descarregar material para as aulas/espetáculos; organização do lanche coletivo; organização do espaço de aula/apresentação.

3. DO PRAZO DE VIGÊNCIA
3.1. Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação e terá validade até o dia 23 de outubro de 2016.

4. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO
4.1. Estão habilitados a participar do processo seletivo da ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 artistas/palhaços e palhaças iniciantes e profissionais, brasileiros e latino- americanos, com idade mínima de 18 (dezoito) anos, de ambos os sexos.
  
4.2. Não poderão se inscrever neste regulamento aqueles que tenham ingressado na ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS nos anos anteriores e que, por quaisquer razões ou motivos, tenham evadido antes de concluírem a sua capacitação, bem como aqueles que tenham sido desligados em razão dos descumprimentos aos critérios de participação estabelecidos na referida fase.

5. DO VALOR DA BOLSA
5.1. A ESLIPA - ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 concederá 21 (vinte e uma) bolsas de estudos de 100% distribuídas por todas as regiões do Brasil e da América Latina.    

6. DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições estarão abertas no período de 01 de dezembro de 2015 a 05 de janeiro de 2016.

6.2. Somente serão aceitas inscrições de candidatos enviadas por e-mail para o seguinte endereço eletrônico: eslipa2016@gmail.com sendo desconsideradas as inscrições enviadas após a data de encerramento.

6.3. As inscrições deverão ser encaminhadas com a seguinte identificação:
ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 – Turma Formação, qualificação e aperfeiçoamento.
Nome completo do candidato
País, Estado e Cidade de origem

6.4 Os documentos necessários para inscrição no processo seletivo são os seguintes:
Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado;
Carta de Intenção;
Currículo;
Entrevista por escrito;
Projeto;
OBS.: O projeto consiste numa proposta artística-cultural a ser realizada pelo/a aluno/a até, no máximo, o 9º módulo, objetivando colocar em prática o conhecimento adquirido na EsLiPa. Pode ser um projeto de apresentação, oficina, montagem de cena/espetáculo, ação em hospitais, asilos, escolas públicas, comunidades, palestras e/ou encontros. Fica estabelecido que, o/a aluno/a que não realizar o projeto até o 9º módulo, não estará apto a receber o diploma e participar da Palhaçatura.

6.5. Não serão validadas inscrições com formulários preenchidos de maneira incompleta, ilegível e/ou que forem enviados após o dia 05 de janeiro de 2016.

Todas as inscrições efetuadas corretamente serão homologadas e publicadas no site
do GRUPO OFF-SINA (www.offsina.com.br) no dia 10 de janeiro de 2016.

7. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
7.1. Os candidatos inscritos serão avaliados pela Comissão de Seleção em 03 (três) etapas:

Habilitação dos candidatos: de 06 a 09 de janeiro de 2016.
Triagem, de caráter eliminatório, com o objetivo de verificar se o candidato cumpre as exigências previstas para inscrição neste regulamento;

Avaliação: de 10 a 25 de janeiro de 2016.
Análise e avaliação da carta de interesse, currículo, entrevista e projeto.

Seleção dos candidatos: de 22 a 28 de fevereiro de 2016.
Participação no Módulo 1 sob a orientação do Grupo Off-Sina.
O resultado final será publicado no dia 05 de março de 2016, no site www.offsina.com.br.

7.2. Os candidatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

. Carta de interesse;
. Dedicação artística;
. Pontualidade;
. Frequência;
. Comunicação;

. Currículo;
. Interação com o coletivo;
. Práticas participativas;
. Relevância do projeto;
. Formação;
. Disponibilidade;
. Possibilidade de desdobramento;
. Abrangência territorial;
. Origem – circo, trupes e grupos, artista independente, escolas de circo, projetos sociais.

7.3. O(a) candidato(a) que, por qualquer razão, não comparecer ao Módulo 1, será automaticamente desclassificado do processo seletivo.

8. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:
8.1. A ESLIPA -ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS 2016 obedecerá o seguinte cronograma:

ETAPAS
DATAS

1a etapa – Período das Inscrições
01/12/2015 a 05/01/2016
Divulgação da Lista de Inscrições Homologadas
10/01/2016
2a etapa - Análise e avaliação da carta de interesse, currículo, entrevista e projeto.
10/01 a 25/01/2016
Divulgação da Lista de Candidatos aprovados na 2a  etapa
26/01/2016

3a etapa – Realização de Avaliação Presencial (Módulo I) na Escola Nacional de Circo
22 a 28/02/2016
Divulgação da Lista de Candidatos Aprovados e Suplentes no site www.offsina.com.br
03/03/2016
4a etapa – Realização da Matrícula
04 a 07/03/2016
Início das Aulas ( Módulo II)
14/03/2016


9. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO:
9.1. Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por 2 (dois) membros do Grupo Off-Sina, 1 (um) Mestre da ESLIPA e 2 (dois) artistas formados pela ESLIPA.

10. DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS:
10.1. A relação dos candidatos(as) aprovados e suplentes como alunos(as) da ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 será divulgada na página eletrônica do GRUPO OFF-SINA (www.offsina.com.br) no dia 03 de março de 2016, constando o nome completo, estado e cidade de origem, em ordem de classificação.

11. DA MATRÍCULA:
11.1. Os candidatos selecionados para ingresso na ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 deverão efetuar a matrícula e garantir a vaga, no período de 04 a 07 de março de 2016, através do seguinte e-mail: eslipa2016@gmail.com 

11.2. Ocorrendo desistência ou impossibilidade de efetuar a matrícula por parte do selecionado no prazo estipulado, o mesmo será automaticamente desclassificado e sua vaga será destinada a outro candidato, observada a ordem de classificação dos suplentes.

12. DAS OBRIGAÇÕES:
12.1. O bolsista da ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 deverá ter rendimento igual ou superior a 90 % (noventa por cento) de aproveitamento durante os módulos.

12.2. O bolsista deverá encaminhar ao Grupo Off-Sina, até no máximo, 12 (doze) dias após o término de cada módulo, o seu relatório.

12.3. A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016 será realizada em 09 módulos, sendo 01 módulo por mês, durante 07 dias consecutivos, nos períodos da manhã, tarde e noite, em cada módulo.

12.4. O bolsista deverá participar de todas as atividades complementares realizadas durante os módulos, bem como, quaisquer outras atividades propostas pela Coordenação Pedagógica; ressalvando alguns casos específicos de impossibilidade de comparecimento, no qual, o candidato deve comunicar a Coordenação Pedagógica por escrito, a sua ausência com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

12.5. O bolsista deverá realizar o projeto, uma atividade artística cultural entre um módulo e outro, para aplicar os conhecimento adquiridos em cada módulo e registrar no relatório, fotografar e ou filmar.

12.6. O bolsista que não cumprir com as obrigações estabelecidas neste regulamento (frequência, pontualidade, dedicação artística, comunicação,  entrega de um relatório por módulo e realização do projeto) será desligado do referido curso e terá sua bolsa concedida a outro candidato, observada a ordem de classificação dos suplentes.

12.7. As despesas com o deslocamento do candidato selecionado de sua residência até a cidade do Rio de Janeiro/RJ, como também sua hospedagem, alimentação e transporte local durante o período do curso, ocorrerão por conta do próprio candidato.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
13.1. Será constituída uma Comissão Interna para acompanhamento dos bolsistas na ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS/2016.

13.2. O curso terá início às 10 horas do dia 22 de fevereiro de 2016.

13.3. Os bolsistas autorizam, desde já, ao Grupo Off-Sina o direito de utilizar sua imagem e voz em ações de difusão, sem qualquer ônus.

13.4. O ato da inscrição implica plena aceitação dos termos constantes do presente regulamento.

13.5. Os casos omissos relativos as disposições deste regulamento serão decididos pelo Grupo Off-Sina.

13.6. O presente regulamento, a entrevista e a ficha de inscrição ficará a disposição dos interessados nos seguintes links: 

EM PORTUGUÊS
https://drive.google.com/folderview?id=0B2DPX8kXrsfHWm5wY3ZRM2x1WGc&usp=sharing
Quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do seguinte endereço eletrônico: eslipa2016@gmail.com ou pelo telefone 21 2557-7903.


Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2015.

Richard Riguetti e Lilian Moraes
Coordenadores Pedagógicos
ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA - ESLIPA 2018

Edital ESLIPA 2017 - português